História

A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) é uma organização civil de leigos, homens e mulheres, dedicada ao trabalho cristão de Caridade. Foi criada em 23 de abril de 1833, em Paris, na França, por um grupo de seis jovens universitários católicos e um senhor mais velho, com o objetivo de aliviar o sofrimento das pessoas vulneráveis e fortalecer a fé de seus membros. Dos seus fundadores o que ganhou maior popularidade foi o confrade Antônio Frederico Ozanam, por ter abraçado a causa social como sua razão de vida. Rapidamente a Sociedade espalhou-se pelo mundo e está presente em cerca de 150 países concretizando o sonho de seus fundadores de abraçar o mundo em uma rede de caridade.

No Brasil, a instituição foi fundada em 1872, são aproximadamente 153 mil membros, também conhecidos como confrades os homens e consocias as mulheres. No nosso país a SSVP mantém creches, escolas, projetos sociais, Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e atende cerca de 74 mil famílias carentes, com visitas semanais com a proposta de estabelecer vínculos e promover socialmente essas famílias.

Em 13 de setembro de 1907, a Prefeitura de Municipal de Campinas doou para SSVP a área onde hoje está localizada a Assistência Vicentina Frederico Ozanam de Campinas.

Inicialmente, a Sociedade São Vicente de Paulo construiu no local pequenas casas para abrigar famílias em situação de fragilidade, principalmente mulheres viúvas com filhos pequenos. Gradualmente a situação das viúvas foi se estabilizando, principalmente com o crescimento dos filhos.

Em 05 de abril de 1986 a instituição passou a se chamar Assistência Vicentina Frederico Ozanam de Campinas, nessa época também houve a reforma da atual igreja designada pelo nome de Capela de São Vicente de Paulo.

No final do ano de 1987, a diretoria da Assistência Vicentina Frederico Ozanam de Campinas, optou por criar um espaço para acolhimento de mulheres idosas que se encontravam em situação de vulnerabilidade social. Foi efetivada a finalidade em reunião ocorrida no dia 09 de abril de 1988, para tanto, foram executadas algumas reformas no prédio então existente.

Em 24 de setembro de 1989, as instalações foram abençoadas pelo então arcebispo, Dom Gilberto Pereira Lopes, durante a festa em homenagem ao nosso patrono São Vicente de Paulo. Em 8 de dezembro de 1989 foram acolhidas as primeiras idosas.

Faça uma doação

Ajude o Lar São Vicente de Paulo a colocar sorrisos e a cuidar dos nossos Idosos! Sua Doação ajuda a manter todos os serviços de acolhimento ao idoso. Clique no botão abaixo e veja como doar hoje mesmo!

Contatos

Atendimento: Segunda a Sexta das 8h às 17h 

Telefone e WhatsApp Institucional: (19) 3772-1410

E-mail: contato@ssvplarcampinas.org

Localização: Rua Dr. Sales de Oliveira, nº 119 – Vila Industrial
Campinas/SP, CEP 13.035-270

Bazar: WhatsApp (19) 9.8203-7888 | Seg. a Sex. 8h às 17h e Sáb. 8h às 12h

A nossa missão é acolher pessoas idosas da cidade de Campinas, dando subsídios para melhoria de sua qualidade de vida, através do acolhimento afetivo integral, preservando e fortalecendo ou restituindo seus vínculos familiares e comunitários. 

Todos os Direitos Reservados.