Conselho Nacional do Brasil 01/08/2020 – Reunião ordinária

Hoje, dia 04 completamos como Sociedade de São Vicente de Paulo, 148 anos de presença no Brasil. A SSVP chegou em terras brasileiras quase 40 anos após sua fundação em Paris .


Como imaginar que a Conferência São José , fundada no Rio de Janeiro em 04/08/ 1872 daria tantos e tantos frutos ?


Tão poucas instituições e mesmo empresas conseguem chegar a tão extensa existência. Ser uma Obra de Deus com certeza é a mais forte justificativa para nossa longevidade. Mas o espirito moderno , inovador e ousado de nossa SSVP também embasam nossa longa e bela jornada. Soubemos nos adaptar às muitas transformações do mundo. Vejamos nossa Regra:


Adaptação às mudanças do Mundo – item 1.6 – Regra da SSVP pág.: 17
“ Fiel ao Espirito dos seus fundadores , a Sociedade ( SSVP) esforça-se por se renovar sem cessar e por se adaptar às condições de mudança dos tempos. Ela quer estar sempre aberta às mutações da humanidade e às novas formas de pobreza que se possa identificar ou pressentir. Dá prioridade aos mais desfavorecidos e especialmente aos rejeitados pela sociedade.


Mas soubemos nos adaptar sem trair nosso espirito primitivo. Fomos e somos fieis ao ideal de Fraderico Ozanam e de seus companheiros. Nosso compromisso com nossos fundadores e com os Pobres a nós confiados nos trouxe até aqui.


Preservação do Espírito. – Item 3.5 – Regra da SSVP pág.: 23
“ Quaisquer que sejam as suas idades, os membros empenham-se em conservar um espírito jovem, que se caracteriza pelo ENTUSIASMO, ADAPTAÇÃO e IMAGINAÇÂO CRIADORA. Estão prontos a assumir sacrifícios e a correr riscos para o bem dos Pobres , onde quer que se encontrem: partilhando o seu desconforto, as suas carências , a sua dor e defendendo os seus direitos.

Como São Vicente de Paulo, nosso inspirador, somos MIISIONÀRIOS E MISSIONÀRIAS. Não basta conhecer o Cristo, necessito Levá-lo ao Próximo, nas palavras do próprio Vicente. E queremos que o dia 04/08 seja de festa para todos os que formam a SSVP no Brasil, mas também um compromisso, de mesmo vivendo tão grave e triste momento de nossa história, com a Pandemia ceifando a vida de milhares e milhares de homens e mulheres, nossa luta e nossas orações nos darão força e perseverança para continuar nossa caminhada missionária e caritativa.


Parte da Oração para uso da Sociedade de São Vicente de Paulo. Pags. 262 e 263 da Regra da SSVP


….” Fazei que esta Sociedade em toda parte se propague e para sempre seja confirmada, conservando sempre o seu primitivo espírito de piedade, simplicidade e união fraternal, a fim de que suas obras, totalmente despidas dos interesses terrenos e da cobiça ,se tornem cada vez mais fecundas para o Céu.” …

A Sociedade de São Vicente de Paulo, deve buscar nos tempos atuais ser a voz dos Pobres para o mundo e a voz de Deus para os Pobres.


Através de nosso testemunho poderemos lutar e colaborar para um mundo com mais justiça. Que nossa ação seja em oração e que nossa oração seja em ação para servir e amar os Pobres em todos os nossos trabalhos.
Carlos Henrique David – Kaike – 01/08/2020.

Comente!