9 BENEFÍCIOS DO CHÁ DE BOLDO PARA IDOSOS

Desde muitos anos os chás se tornaram conhecidos por suas propriedades terapêuticas, dessa forma, diversos povos e culturas usavam os chás como tratamentos curativos. Nos dias atuais, os chás ainda estão comumente presentes na vida das pessoas.

Para os idosos os chás podem ajudar bastante no processo de hidratação, fortalecimento do organismo, bem como para relaxamento e ajudar a dormir. O chá de boldo é um dos mais conhecidos, vamos ver agora um pouco sobre seus nove principais benefícios para idosos.

Principais Benefícios

  1. Ajuda na digestão
    Uma de suas ações no organismo é ajudar na produção da bile (substância produzida pelo fígado) e com isso melhora no processo de “quebra” dos alimentos, ajudando no processo da digestão.
  2. Fortalecimento da imunidade
    Esse tipo de chá possui ações anti-inflamatórias, nesse caso, ele vai agir aliviando pequenas inflamações que possam existir no organismo, deixando o organismo da pessoa idosa um pouco mais resistente.
  3. Possui ação antioxidante
    Sabemos que os radicais livres podem causar infecções, e para as pessoas idosos, infecções devem ser evitadas. O chá de boldo possui ação antioxidante, ajudando assim o organismo a liminar os radicais livres.
  4. Ajuda a diminuir os gases
    Justamente por esse chá promover uma melhora no processo da digestão, a quantidade de resíduos que não são digeridos, e posteriormente precisam passar pelo processo de fermentação das bactérias causando assim muitos gases
  5. Diminui a prisão de ventre
    Em alguns casos, o bolso serve para ser usado como um laxante bem leve, isso dependerá muito do organismo da pessoa idosa. Mas de toda forma, não tome em excesso, para que não venha causar efeitos adversos.
  6. Possui ação diurética
    Alguns estudos tem demonstrado que o chá de boldo possui ação diurética, já que ele ajuda na eliminação de toxinas do fígado. Por isso muitos idosos tomam o chá de boldo para ajudar na diurese e com isso previne infecções urinárias.

Existem ainda outros benefícios do chá de boldo para idosos, esses seis são os principais, no entanto iremos apresentar outros benefícios a seguir.

7- Diminui a incidência de azia.
Esse chá ajuda no funcionamento do fígado, principalmente por possuir uma substância chamada de lactona, ela ajuda na digestão de gorduras ingeridas. Acaba sendo muito indicado para aqueles que exageram um pouco nas refeições.

8 –Ajuda no tratamento de problemas na vesícula biliar.
O chá de boldo, estimula a eliminação da bile, e por isso, ocorre a diminuição das pedras na vesícula por meio das fezes.

Caso você já tenha problemas de pedra na vesícula, vale muito à pena tomar um pouco de chá de boldo e também chá de bardana.

9 – Diminui o inchaço da barriga.
Esse chá ajuda a diminuir os gases digestivos e por essa razão, o inchaço que muitos idosos sentem por causa desses gases, é diminuído com apenas uma xícara de chá de boldo sem açúcar.

Como preparar um delicioso chá de boldo.
O preparo desse chá é bem simples, adicione uma folha ou duas folhas do chá e uma xícara com água fervente, deixe a infusão tampada por alguns minutos. Deixe o chá ficar morno ou esfriar para poder saboreá-lo.

Caso queira fazer em maior quantidade, dobre a receita, mas sem exagerar na quantidade de folhas.

Cuidados especiais com o chá de boldo
Quando a ingestão do chá de boldo é feita em pequenas quantidades, não há registros significativos de sintomas adversos. No entanto, se o chá for administrado em altas doses, há riscos de provocar problemas intestinais, e em alguns casos, convulsões.

FAKE FAKE FAKE FAKE FAKE FAKE
Até a data da publicação é FAKE que o chá de boldo cure sintomas causados pelo vírus COVID-19.

Fonte: https://estrategiasdoalzheimer.com.br/

Comente!